Fernandópolis

Donato promove, na Alesp, debate sobre o fim da escala 6×1

O deputado Donato, líder da bancada da Federação PT/PCdoB/PV, promoveu, nesta sexta-feira, 25/4, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o seminário Fim da escala 6×1: a luta pela …

ícone relógio25/04/2025 às 18:29:07- atualizado em  
Donato promove, na Alesp, debate sobre o fim da escala 6×1

O deputado Donato, líder da bancada da Federação PT/PCdoB/PV, promoveu, nesta sexta-feira, 25/4, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o seminário Fim da escala 6×1: a luta pela redução da jornada de trabalho e o impacto na vida das pessoas.

Na abertura do evento Donato afirmou que a histórica luta  da classe trabalhadora pela redução da jornada de trabalho materializa-se hoje, no Brasil, na reivindicação do fim da escala 6×1. Em outros países já existem conquistas de jornadas menores que permitem que não se viva apenas para o trabalho, mas que se possa conviver com a família, ter tempo para o lazer, para o estudo, e uma melhor qualidade de vida. “A gente não pode viver só para ser explorado e para gerar lucro para os donos do dinheiro e do capital”, afirmou Donato.

O seminário foi organizado em duas mesas. A primeira recuperou a história da luta pela redução da jornada de trabalho e contou com a participação, como expositores, de Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Raimundo Suzart, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo; Fabiana Campelo, economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); e José Luiz Del Roio, ativista político e autor do livro A Greve de 1917: os Trabalhadores Entram em Cena (Alameda Editorial, 2017).

Da segunda mesa, participaram o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), avaliando a tramitação, no Congresso Nacional, da PEC 6×1;  Walquíria Daniela Ferrari, do departamento jurídico do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; João Carlos Juruna, secretário-geral da Força Sindical; Leozildo Aristaque Barros, o Leo, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Franco da Rocha e Região;  Eron Pereira Alves Júnior, diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Franco da Rocha e trabalhador da Amazon; e Roberval Pedrosa, advogado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Laticínios e Alimentação de São Paulo.

Assista à íntegra do seminário Fim da escala 6×1: a luta pela redução da jornada de trabalho e o impacto na vida das pessoas.

 

 

Compartilhe: